"Ser testemunha do amor de Deus crucificado,

sendo filho da serva de Deus"

Comunidade Maria Nossa Mãe

Mistérios Gozosos

30 JAN 2017
30 de Janeiro de 2017

Todo o Rosário inicia-se com o Sinal da Cruz (Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo).

 Logo após segurando o Crucifixo do terço reza-se o Credo

CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Reza-se o Pai Nosso

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 Em cada uma das 3 contas pequenas reza-se:

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte./ Amém.

 No intervalo entre estas 3 contas e a próxima conta grande, reza-se:

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

 Após este momento inicial se rezará 5 mistérios constituídos por um Pai Nosso, 10 Ave-marias e um Glória à Trindade.

No Primeiro Mistério Gozoso contemplamos a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

Quando o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela fora escolhida dentre todas as mulheres para ser mãe do Messias, ela respondeu com humildade: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Para Maria bastou um simples convite de Deus. Também nossa vida está cheia de convites de Deus: um mendigo é um convite à esmola; uma doença é um convite à paciência; o indiferentismo de nosso próximo é um convite ao apostolado; tudo enfim em nossa vida será sempre um convite de Deus ao nosso aperfeiçoamento.
No Segundo Mistério Gozoso contemplamos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.

 Depois que soube pelo Arcanjo Gabriel que Santa Isabel daria a luz a um filho, partiu Maria para a região montanhosa da Judéia a fim de felicitá-la e oferecer seus préstimos. “E aconteceu que quando Isabel ouviu a saudação de Maria, saltou o filho em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” A Santíssima Virgem não fez objeções para empreender tão penosa e perigosa viagem a fim de auxiliar sua idosa prima, dando-nos assim o exemplo para que visitemos os velhos e desamparados que sofrem entre pessoas, muitas vezes, egoístas e ingratas.

No Terceiro Mistério Gozoso contemplamos o nascimento de Jesus

 Jesus nasceu na gruta de Belém, onde teve a Santíssima Virgem que pernoitar com seu castíssimo esposo, “pois não havia lugar para eles na estalagem”, Esta circunstância bem pode simbolizar a atitude do mundo e dos corações de tantos, onde há outros hóspedes que não deixam lugar para Jesus. Os belos quadros do nascimento de Jesus são, em geral, muito poéticos, mas aquela noite era realmente muito fria e a pobreza do lugar assombrosa. Quis Jesus dar-nos o exemplo de pobreza evangélica, demonstrando-nos a futilidade de todo afã pelos bens e honrarias mundanas.

No Quarto Mistério Gozoso contemplamos a apresentação do Menino no Templo e purificação de Nossa Senhora

“E eis que havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele.” Cumpridas as cerimônias de purificação prescritas na Lei mosaica, aproximou-se Simeão, tomou o Menino Jesus nos braços e proclamou sua glória, enquanto anunciava à Virgem Maria que uma espada transpassaria sua alma. Da mesma forma como Jesus foi oferecido ao Pai do céu, no Templo, assim no Batismo se oferece o cristão a Deus.

No Quinto Mistério Gozoso contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus no Templo

Quando aos doze anos, acompanhou Jesus seus pais para tomar parte na festa da Páscoa judaica, em Jerusalém, deixou-se ficar na Cidade Santa. Ao cabo da primeira jornada de regresso, vendo Maria e José que Jesus não estava na caravana, deram-se pressa em procurá-lo. “E ao cabo de três dias o encontraram no Templo, sentado entre os doutores, escutando-se e interrogando-os; e todos os que o ouviam se admiravam de sua inteligência e de sua sabedoria.” Com isso, quis o Senhor nos ensinar a preferência que devemos dar à Casa de Deus, pois aí o poderemos encontrar sempre.

Voltar

  
Maria Nossa Mãe

Entre em contato

                                     (83) 3023-0724
                            filhosdaserva@uol.com.br
Rua: Francisco Florêncio da Costa, 701 Expedicionários - João Pessoa- PBCEP: 58041-150

Redes Sociais

Comunidade